Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A ansiedade com as redes sociais está afetando sua vida real?

Descubra se o mundo virtual está interferindo nas relações que você tem no dia a dia.

Quem ainda não acessou uma das chamadas redes sociais, que atire a primeira pedra! Mas olhe lá... Considere nessa categoria o Facebook, Twitter, Foursquare, Instagram e até mesmo o profissional LinkedIn. Notou? Elas já estão inseridas no nosso dia a dia de tal forma que nem percebemos mais.
E assim, de fininho, elas mudaram muito a forma como vivemos em todas as esferas. "As mídias sociais mudaram os relacionamentos em todos os níveis: social, pessoal, profissional e nos negócios. Elas se tornaram o principal meio de comunicação da nova sociedade, isto é fato. Marcar encontros, divulgar a vida, conversar com amigos, fazer amizades, tudo isso faz parte do nosso dia a dia", considera a psicóloga Lizandra Arita, da Arita Treinamentos.
Isso pode ser bom, mas pode ser ruim também! "As relações estão cada vez menos respeitosas, o mundo virtual permite que você encerre uma conversa simplesmente apertando um botão, sem qualquer preocupação com os sentimentos da outra pessoa. Este comportamento acaba contaminado as relações do mundo real", pondera a psicóloga clínica Marisa de Abreu.
Acontece que essas mídias envolvem mais do que piadinhas e imagens fofas, muitas vezes elas englobam problemas como ansiedade, autoestima e timidez. Mas será que essas redes estão afetando mais sua vida do que você supõe? Pense em suas respostas para as perguntas abaixo e verifique se você não tem levado problemas virtuais para a vida real.
As repercussões do que você publica afetam seu humor?

sábado, 23 de agosto de 2014

Diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais

Diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais

 Andei pesquisando em sites, blogs, assistindo vídeos e vendo palestras, notei uma confusão quando falamos sobre os termos Redes sociais e Mídias Sociais.

Resolvi fazer este artigo sobre o assunto para explicar os termos. Assim para melhor entendermos o significado de cada uma deles vamos analisar o que diz o dicionário.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Superexposição nas redes socias


Uma breve reflexão sobre a superexposição nas redes sociais.

As redes sociais instalaram-se definitivamente no dia-a-dia das pessoas,  seja por diversão, amizade ou até por motivos profissionais. O certo mesmo é que a internet trouxe o universo para dentro de nossas casas.  E por esse motivo, a exposição das pessoas nas redes sociais não para de crescer. Mas até que ponto as redes sociais podem ajudar ou atrapalhar? Quais são os limites e os riscos sobre o que se publica nelas?
Tudo depende do uso que dela se faz. Já vi muita gente se lamentando por ter imagem comprometida, procurando em vão pelos fofoqueiros e culpados. E eu pergunto: Quais as precauções que tiveram com o que compartilharam? Com quem você vive conversando e trocando fotos? As fotos que postamos, acabam dizendo quem somos e o que fazemos.
Quantas vezes você já postou seu número em comentários e postagens? Exemplos como “Deixa o número do Whatt aqui”e automaticamente abaixo vem duzentos comentários com o número, ou “saindo do face, vem de Zap zap 9999-9999″ , acontecem diariamente.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Infidelidade na internet

Infidelidade na internet

Como as redes sociais, os serviços de trocas de mensagens e os sites especializados estão sendo usados pelos brasileiros em busca de casos extraconjugais

Rachel Costa e Flávio Costa
img3.jpg
NA REDE
As mulheres se contentam em trair apenas no ambiente online.
Já os homens desejam levar a relação virtual para o encontro tradicional
No canto esquerdo da página do Facebook, uma foto que em nada lembra seu rosto, acompanhada de um nome que também não corresponde ao de sua identidade. No espaço reservado aos amigos, apenas um perfil feminino – tão falso quanto o dele. Ali, protegidos do mundo real, J. e M., 39 anos, criaram um ambiente reservado onde podem conversar, trocar intimidades e marcar encontros. Tanta discrição tem sua razão: ambos são casados e traem seus cônjuges. Namorados na adolescência, o casal se reencontrou após 20 anos de absoluto distanciamento. O cenário da reaproximação foi o próprio Facebook, mas, na ocasião, os dois usavam seus perfis verdadeiros. Quem deu o primeiro passo foi J., que, frustrado em seu relacionamento, utilizava a rede para dar umas escapadas. “Me encontrei com umas três mulheres pelo Facebook até reencontrar M.”, diz. Há seis meses a reaproximação virtual se transformou em saídas no mundo real, com direito a planos de separação dos atuais parceiros e projetos de casamento em breve. Sem medos, afinal, J. acredita que M. não voltará ao computador em busca de outro caso. “Acho que nós temos maturidade suficiente para não repetir os erros que nos levaram a essa situação”, diz.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

RPC TV promove "De Olho no Mercado" em Paranavaí

Por: Fabiano Batista de Oliveira

Evento  reuniu empresários da região para apresentação da pesquisa Marplan, que mostra o perfil de hábito e comportamento dos consumidores paranavaienses.

Para contribuir com a capacitação e o desenvolvimento do mercado, a RPC TV, afiliada à Rede Globo no Paraná, promoveu o evento ‘De Olho no Mercado’, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). O evento reuniu empresários da região para apresentação de uma pesquisa inédita encomendada pela RPC TV ao Instituto Ipsos Marplan, que fez o mapeamento das vocações econômicas de Paranavaí. Além de entender o comportamento demográfico da população, a pesquisa mostra como os paranavaienses consomem e tomam suas decisões no momento da compra e o que desejam consumir.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Curtir pra que?

Por: Fabiano Batista de Oliveira

Olá meus amigos real ou virtual, estou aqui para compartilhar o meu pensamento sobre o que é amizade virtual, curtidas ou compartilhadas.

Bem, não que eu seja diferente, mas acredito que alguns de vocês devem pensar como eu.
Então vamos lá, porque você tem X números de amigos virtuais?

Em minha opinião é porque você conheceu essa pessoal no passado ou teve algum tipo de contato com ela, por meio de amigos, trabalho, escola, laser, laços familiares etc.
Eu nem acredito que conheço todos os meus amigos virtuais, são mais de mil, algumas pessoas tem mais outras tem menos amigos, mas o que interessa é o porquê você os adiciona em sua rede de relacionamento.

Segundo meu amigo José Roberto Molinari, operador do sistema  de caldeiras da UTE/BioCoopcana/CPFL  um dos motivos dele adicionar os seus amigos em sua rede de relacionamento é para compartilhar conhecimento e amizade, ter um dialogo com seus amigos. Nessa mesma conversa Eduardo Dias Lopes, professor de Geografia fala que adiciona por afinidades para manter contato com seus amigos e parentes.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Lei Proíbe uso de Celular nas Salas de Aulas!

Por: Fabiano Batista de Oliveira
LEI Nº 4.131 de 02 de Maio de 2008

Agora é pra valer, professores ganham novo reforço para as salas de aulas.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em maio de 2008, uma lei que proíbe alunos de usar aparelhos celulares, bem como de aparelhos eletrônicos capazes de armazenar e reproduzir arquivos de áudio do tipo MP3, CDs e jogos, pelos alunos das escolas públicas e privadas de Educação Básica do Distrito Federal e dá outras providências.

A utilização dos aparelhos eletrônicos esta liberada nos intervalos e horários de recreio, fora da sala de aula, cabendo ao professor encaminhar à direção da instituição o aluno que descumprir a nova lei..

terça-feira, 10 de junho de 2014

Os mitos do profissional "Bombril"

Por: Fabiano Batista de Oliveira
Como diz o ditado: Quem faz muita coisa ao mesmo tempo, acaba não fazendo nada bem feito

A necessidade crescente das empresas de fazer cada vez mais com menos está levando os profissionais a se tornarem generalistas. Esse movimento provoca diversas sensações, como a de que eles são indispensáveis; estão mais distantes das atividades para as quais foram contratados; e de serem uma espécie de “Bombril" corporativo, com mil e uma utilidades.
A falsa sensação de ser imprescindível - por estar realizando tarefas de cargos muito acima do atual - é comum para a maioria das pessoas em todas as áreas e corporações. Não bastasse o risco de se achar mais importante do que realmente é, ele cresce com a escolha errada de uma especialização (MBA, Latu Sensus, certificação), que não deve ser feita mirando o próximo degrau da carreira e sim vários degraus acima.
Diferente do que se espera, a experiência adquirida nas mil e uma utilidades não é garantia de saltar de cargos dentro das corporações, muito menos de aumentar a possibilidade de buscar (e conseguir) no mercado uma posição muito acima da que se está contratado hoje.
O choque com a realidade acontece em dois momentos: quando a promoção aparece e ela está muito aquém do esperado (é muito raro, por mais brilhante que seja, conseguir pular degraus verticalmente nos organogramas das corporações); ou quando se conclui o curso de especialização, aquele muito acima da sua posição atual e, na tentativa de buscar uma colocação no mercado com foco no novo conhecimento, frustra-se com a ausência de oportunidades ligadas à especialização que acaba de fazer.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Penso, Logo existo.

Por: Fabiano Batista de Oliveira

Essa é a celebre frase de René Descartes, onde ele desconfiava da existência de tudo e de todos, mas há um grande "porém", para ele desconfiar da existência, precisava pensar. Então constata a primeira verdade: o pensamento existe, pois logo para desconfiarmos do nosso próprio pensamento precisamos pensar.
... assim a ação de pensamento é sobre a realidade.
Usei a citação de Descartes para fazer uma comparação sobre os dias atuais, em que estamos vivendo, uma sociedade virtual, hoje é eu tuíto, publico, blogueio, curto, compartilho, logo existo. Porque se você não estiver conectado para muitos você não existe.
Vamos pensar um pouco sobre o mito da caverna ou alegoria da caverna de Platão, o que ele queria passar para nós. Trazendo esse pensamento para os dias de hoje, com o avanço da tecnologia e as redes sociais, podemos dizer que  e os prisioneiros somos nós, com nossa tradições e culturas e hábitos diferentes, acreditando naquilo que nos foi transmitido. A caverna são as redes sociais (internet), um mundo intangível, as vezes criados por nossa imaginação, estamos preso a ele, voltamos a viver um mundo imaginário de fantasia.
O mundo fora da caverna (redes sociais, internet) representa o mundo real ao qual nós vivemos e estamos ficando tão distanciados dessa realidade que não estamos nem percebendo.

O motivo de eu fazer essas comparações filosóficas é que o vídeo a seguir mostra a realidade do nosso comportamento nos dias atuais, o quanto estamos se distanciando do mundo real.

Este é um vídeo que todos deveriam assistir. Você vai ficar sem palavras (assim como eu fiquei)

sábado, 10 de maio de 2014

Qual é o seu Mundo?

Por: Fabiano Batista de Oliveira
Como o nome deste blog é Mundo Virtual, surge a pergunta. Qual é o seu mundo? Assim não poderia deixar de colocar o texto de Augusto Cury "O que é o mundo virtual para você? Nele o autor nos relata sua história de como conheceu ou lembrou de seu  mundo virtual real, como enxergou através dos olhos de uma criança inocente a realidade do mundo real e cruel.
Vamos ver duas definições bem lógicas para o mundo virtual, uma que é encantadora e outra que não tem nenhum encanto, talvez essa última seja a vida virtual real, uma prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Marketing Pessoal nas Redes Sociais

Por: Fabiano Batista de Oliveira

Esta cada dia mais difícil de ser contratado pelas empresas que utilizam as redes sociais como critério de seleção. As empresas estão cada vez mais de olho no comportamento virtual dos candidatos a uma vaga.
Para que que você não corra o risco de cometer alguns deslizes nas redes sociais e aumentar as suas oportunidades de ser contratado é preciso ter alguns cuidados com o que publica.