Diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais
Andei pesquisando em sites, blogs, assistindo vídeos e vendo palestras, notei uma
confusão quando falamos sobre os termos Redes sociais e Mídias Sociais.
Resolvi
fazer este artigo sobre o assunto para explicar os termos. Assim para melhor
entendermos o significado de cada uma deles vamos analisar o que diz o
dicionário.
Segundo
o Dicionário Aurélio, social é “que
diz respeito a sociedade” e “ser social”, “aquele que vive em sociedade”.
Portanto, sabemos que o ser humano enquanto ser social depende da comunicação e
interação para garantir sua sobrevivência, assim as redes sociais existem desde
a pré-história, quando os homens se reunião para caçar, pescar e viver em
grupos.
Redes sociais são compostas por pessoas que estão
conectadas por um ou vários tipos de relações (de familiares, amizades,
comerciais, etc) que partilham valores e conhecimentos.
Ainda utilizando o Dicionário Aurélio segundo ele mídia é “qualquer suporte de difusão de informações (radio, tv, imprensa escrita, livros, computador, etc..)”.
As
Mídias Sociais são plataforma que utilizamos para nos comunicarmos como o facebook, mayspace,
twitter, blogger, youtube, etc...
Entende-se como mídia toda a impressa (jornais, radio, tv etc) estes propagam as informações de um para muitos, diferente das plataformas de mídias sociais que as informações são de muitos para muitos.
Concluindo.
Rede social é o relacionamento de pessoas para
pessoas.
E
mídias sociais são plataformas que
utilizamos para a veiculação das informações.
Existe
uma pergunta que confunde as pessoas, se o facebook pode ser os dois ao mesmo
tempo (rede social e mídia social)? Sim! Ele pode ser tanto uma rede social
on-line que usamos para estabelecer relações pessoal/sociais, como uma mídia
social onde criamos e disseminamos novos conteúdos de forma descentralizada,
como textos, imagens, vídeos, músicas etc.
Então! Redes sociais e mídias sociais a única diferença entre elas é a
interação entre pessoas, caso não haja essa interação é somente uma mídia
social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário