Por: Fabiano Batista de Oliveira
Evento reuniu empresários da região para apresentação da pesquisa Marplan, que mostra o perfil de hábito e comportamento dos consumidores paranavaienses.
Evento reuniu empresários da região para apresentação da pesquisa Marplan, que mostra o perfil de hábito e comportamento dos consumidores paranavaienses.
Para contribuir com a capacitação e o desenvolvimento do mercado, a RPC TV, afiliada à Rede Globo no Paraná, promoveu o evento ‘De Olho no Mercado’, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). O evento reuniu empresários da região para apresentação de uma pesquisa inédita encomendada pela RPC TV ao Instituto Ipsos Marplan, que fez o mapeamento das vocações econômicas de Paranavaí. Além de entender o comportamento demográfico da população, a pesquisa mostra como os paranavaienses consomem e tomam suas decisões no momento da compra e o que desejam consumir.
Para Marcos Franco, diretor de
Marketing da RPC TV, os resultados apontam oportunidades a serem exploradas. “A
pesquisa oferece dados atualizados e confiáveis para que o empresário tenha
informações seguras das oportunidades de negócios. É um suporte riquíssimo para
o administrador que está interessado em conhecer melhor o seu público-alvo, seu
potencial de consumo e saber quais são os negócios mais promissores na sua
região”, afirma.
A pesquisa aponta que 48% são homens
e dentre eles 59% são responsáveis pela renda familiar e 73% estão acima dos 18
anos ativos economicamente, como mostra a figura 1.
As mulheres representam 52% e dentre
elas 69% são responsáveis pelas compras no lar, com mais escolaridades e continuam
estudando em maior proporção, como mostra a figura 2.
Já para os que estão solteiro ai vai
uma boa noticia. 59% representam os solteiros. Com maior percentual as mulheres
com 59%, sendo o público jovem entre 10 e 9 e pessoas acima dos 50 anos.
Proporcionalmente as classes A/B
apresentam a maior concentração de casados com 41%, como mostra a figura 3.
De acordo com a pesquisa os
paranavaienses são consumidores conscientes e cautelosos, 85% se declaram muito
cuidadoso com o dinheiro e 74% decidem o que comprar antes de ir às compras,
60% fixa um valor máximo de gasto para o mês e 59% visitam várias lojas antes
de comprar, como mostra a figura 4.
Segundo a pesquisa os católicos
representam o maior número de pessoas com 50% em segundo os evangélicos com 35%
e o que mais preocupa e o total de os sem religião com 8% e por ultimo com 3%
os que frequentam outras religiões, como mostra a figura 5.
E uma boa noticia para os empresários
e comerciantes de Paranavaí, a classe econômica A e B são responsáveis por 68%
do potencial de consumo da cidade, correspondendo a nada mais nada menos que R$
1 bi.
A classe C, com cerca de 35 mil
pessoas, corresponde a 29% do potencial do consumo total, sendo R$ 424 milhões,
como mostra a figura 6.
Outros dados importantes são mostrados
abaixo na figura 7.
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Figura 6
Figura 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário