Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de julho de 2014

RPC TV promove "De Olho no Mercado" em Paranavaí

Por: Fabiano Batista de Oliveira

Evento  reuniu empresários da região para apresentação da pesquisa Marplan, que mostra o perfil de hábito e comportamento dos consumidores paranavaienses.

Para contribuir com a capacitação e o desenvolvimento do mercado, a RPC TV, afiliada à Rede Globo no Paraná, promoveu o evento ‘De Olho no Mercado’, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). O evento reuniu empresários da região para apresentação de uma pesquisa inédita encomendada pela RPC TV ao Instituto Ipsos Marplan, que fez o mapeamento das vocações econômicas de Paranavaí. Além de entender o comportamento demográfico da população, a pesquisa mostra como os paranavaienses consomem e tomam suas decisões no momento da compra e o que desejam consumir.


Para Marcos Franco, diretor de Marketing da RPC TV, os resultados apontam oportunidades a serem exploradas. “A pesquisa oferece dados atualizados e confiáveis para que o empresário tenha informações seguras das oportunidades de negócios. É um suporte riquíssimo para o administrador que está interessado em conhecer melhor o seu público-alvo, seu potencial de consumo e saber quais são os negócios mais promissores na sua região”, afirma.

A pesquisa aponta que 48% são homens e dentre eles 59% são responsáveis pela renda familiar e 73% estão acima dos 18 anos ativos economicamente, como mostra a figura 1.

As mulheres representam 52% e dentre elas 69% são responsáveis pelas compras no lar, com mais escolaridades e continuam estudando em maior proporção, como mostra a figura 2.

Já para os que estão solteiro ai vai uma boa noticia. 59% representam os solteiros. Com maior percentual as mulheres com 59%, sendo o público jovem entre 10 e 9 e pessoas acima dos 50 anos.
Proporcionalmente as classes A/B apresentam a maior concentração de casados com 41%, como mostra a figura 3.

De acordo com a pesquisa os paranavaienses são consumidores conscientes e cautelosos, 85% se declaram muito cuidadoso com o dinheiro e 74% decidem o que comprar antes de ir às compras, 60% fixa um valor máximo de gasto para o mês e 59% visitam várias lojas antes de comprar, como mostra a figura 4.

Segundo a pesquisa os católicos representam o maior número de pessoas com 50% em segundo os evangélicos com 35% e o que mais preocupa e o total de os sem religião com 8% e por ultimo com 3% os que frequentam outras religiões, como mostra a figura 5.

E uma boa noticia para os empresários e comerciantes de Paranavaí, a classe econômica A e B são responsáveis por 68% do potencial de consumo da cidade, correspondendo a nada mais nada menos que R$ 1 bi.
A classe C, com cerca de 35 mil pessoas, corresponde a 29% do potencial do consumo total, sendo R$ 424 milhões, como mostra a figura 6.


Outros dados importantes são mostrados abaixo na figura 7.

Esta pesquisa tem como objetivo informar os empresários e comerciantes de Paranavaí e Região, como os consumidores paranavaienses gastam seu dinheiro.


Figura 1

Figura 2

Figura 3

Figura 4


Figura 5


Figura 6


Figura 7



Nenhum comentário:

Postar um comentário